O Prazer está na Mesa

Acho que toda a minha paixão por cozinhar vem do prazer de comer. Sempre fui muito gulosa e, principalmente, curiosa, o que me instigava a provar temperos, sabores, algo novo. Isso me tornou um pouco eclética no quesito comida. Mais uma vez o prazer de comer.
O dicionário Houaiss define prazer como "sensação ou emoção agradável, ligada à satisfação de uma necessidade". E ainda há uma palavra que não pode faltar nessa prosa. Hedonismo: "doutrina filosófica que encara o prazer e a felicidade como bem supremo. Dedicação ao prazer como estilo de vida". Acho que sou hedonista... (rsrsrs) Me dedico com prazer em tudo na minha vida... E o prazer de comer bem é um deles. O prazer de cozinhar, o prazer da gastronomia.
Sim, porque gastronomia é uma arte que transforma o ato de comer num prazer não só com a boca, mas também com a visão, o olfato, e o tato. Um prato bonito, com um cheiro agradável e de consitência maravilhosa oferece um sabor a mais.
Comer, como os demais instintos, devem estar associados ao prazer.
Aqui você se deliciará com os diversos sabores de diversas regiões e paises, principalmente do meu Brasil brasileiro, do meu Nordeste querido e da minha Alagoas maravilhosa!

Caminho Trilhado

Viver e não ter a vergonha de ser feliz... O bom da vida é sair por aí... Descobrir o mundo, descobrir as pessoas e as coisas... Sentir, olhar, experimentar... Viver o que é bom e saber diferenciar... Ampliar os horizontes sem medo de ousar!

... Lugares que não conheço, pessoas que nunca vi, comidas que nunca provei... sensações que nunca provei... sensações que nunca senti... e cada dia é um novo aprendizado com uma nova peça encaixada na história de nossas vidas...
A você meu marido, meu amor, que compartilha comigo todos esses caminhos.



segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Panetone Salgado



Ingredientes:



1° etapa: - Esponja:

100 g de farinha de trigo

75 g de fermento biológico fresco

1 colher de açúcar

100 ml de água


2°Etapa:

900 g de farinha de trigo

100 ml de suco de laranja

200 g de margarina ou manteiga

10 gemas

1 colher(sopa) de sal

2 colheres(sopa) de açucar


3° Etapa - Recheio:

150 g de azeitonas verdes picadas

150 g de azeitonas pretas picadas

250 g de calabresa picada ou ralada

200 g de provolone

3 colheres (sopa) de salsinha picada

1/2 cebola picada

caldo de carne em pó

1 dente de alho picadinho



Modo de Preparo:

Esponja: Coloque todos os ingredientes (da esponja) na batedeira e misture até opbter uma massa homogênea, utilizando a velocidade baixa. Em seguida, cobrir com um plástico e deixar descansar por 30 minutos.Juntar em seguida com a esponja os outros ingredientes na batedeira e ir misturando até ficar homogênea a massa (uns 5 minutos) com a velocidade baixa. Após esse processo passar para a velocidade rápida até atingir o ponto de véu.Adicionar os ingredientes do recheio e misturar bem, em velocidade baixa. Colocar a massa sobre a mesa previamente untada com margarina e dividir em pedaços com 550 g cada um. Bolear, arrumar em formar específicas e deixar em lugar fechado para fermentar até o ponto de ir ao forno. Se quiser, faça os tradicionais cortes com lâmina bem fina em x sobre cada um, pincele ovos e leve ao forno a 150° por uma hora.



Dicas: Após bolear e colocar nas formas geralmente de papel, procure não tocar mais nos panetones, somente através do papel. Coloque-os sobre assadeiras. Coloque latinhas (tipo leite condensado com água) na parte de baixo do forno para vaporizar, a massa fica mais leve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário