O Prazer está na Mesa

Acho que toda a minha paixão por cozinhar vem do prazer de comer. Sempre fui muito gulosa e, principalmente, curiosa, o que me instigava a provar temperos, sabores, algo novo. Isso me tornou um pouco eclética no quesito comida. Mais uma vez o prazer de comer.
O dicionário Houaiss define prazer como "sensação ou emoção agradável, ligada à satisfação de uma necessidade". E ainda há uma palavra que não pode faltar nessa prosa. Hedonismo: "doutrina filosófica que encara o prazer e a felicidade como bem supremo. Dedicação ao prazer como estilo de vida". Acho que sou hedonista... (rsrsrs) Me dedico com prazer em tudo na minha vida... E o prazer de comer bem é um deles. O prazer de cozinhar, o prazer da gastronomia.
Sim, porque gastronomia é uma arte que transforma o ato de comer num prazer não só com a boca, mas também com a visão, o olfato, e o tato. Um prato bonito, com um cheiro agradável e de consitência maravilhosa oferece um sabor a mais.
Comer, como os demais instintos, devem estar associados ao prazer.
Aqui você se deliciará com os diversos sabores de diversas regiões e paises, principalmente do meu Brasil brasileiro, do meu Nordeste querido e da minha Alagoas maravilhosa!

Caminho Trilhado

Viver e não ter a vergonha de ser feliz... O bom da vida é sair por aí... Descobrir o mundo, descobrir as pessoas e as coisas... Sentir, olhar, experimentar... Viver o que é bom e saber diferenciar... Ampliar os horizontes sem medo de ousar!

... Lugares que não conheço, pessoas que nunca vi, comidas que nunca provei... sensações que nunca provei... sensações que nunca senti... e cada dia é um novo aprendizado com uma nova peça encaixada na história de nossas vidas...
A você meu marido, meu amor, que compartilha comigo todos esses caminhos.



quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Mil Folhas de Côco e Framboesa

Ingredientes:
Massa:
½ xícara de açúcar de confeiteiro; 1 xícara de coco ralado; 1 colher (sopa) bem cheia de farinha de trigo; 2 ovos pequenos.
Creme:
1 xícara de leite; 2 gemas; 4 colheres (sopa) de açúcar; 2 colheres de sopa de amido de milho; ½ xícara de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly leve (cuidado para não encorpar demais).
Para a montagem:
Framboesas frescas.

Modo de Preparo:
Massa:
Misture todos os ingredientes secos e, por último, acrescente os ovos. Misture bem. Espalhe a massa com uma espátula, formando bolachas retangulares, com 8 cm de comprimento por 4 cm de largura e 2 mm de espessura, sobre um silpat* ou papel manteiga untado com manteiga. Asse a 160ºC por, aproximadamente, 15 minutos. A massa deve ficar dourada e crocante.
Creme:
Aqueça o leite até levantar fervura. Misture as gemas como açúcar e o amido. Adicione o leite quente aos poucos à mistura, mexendo sempre para não formar grumos. Volte tudo ao fogo e mexa até que fique coma consistência de um creme. Tire do fogo, deixe esfriar e adicione o creme de leite batido.
Montagem:
Espalhe uma camada de creme sobre uma bolacha de coco. Disponha framboesas sobre o creme e cubra com outra bolacha. Passe outra camada de creme, outra de framboesas e cubra com uma terceira bolacha. Finalize com açúcar de confeiteiro polvilhado.
*Folha de silicone própria para confeitaria

Nenhum comentário:

Postar um comentário